obats71dz6kjyecu50pl6vjte234udo10r7gyms8b6lw9u5gphe2smd1q0t3 MOC/20.341/2017-Moção de Júbilo e Aplausos a toda comunidade e ás autoridades de Lencóis pela passagem da sua emancipação. | Deputado Sandro Regis

Facebook Twitter Youtube

Proposições

MOC/20.341/2017-Moção de Júbilo e Aplausos a toda comunidade e ás autoridades de Lencóis pela passagem da sua emancipação.

MOÇÃO Nº 20.341/2017

MOÇÃO de Júbilo e Aplausos a toda comunidade e às autoridades do histórico município de LENÇÓIS pela passagem da importante data comemorativa dos seus 153 anos de emancipação.

O Deputado infrafirmado, no uso de suas atribuições regimentais, faz inserir na ata dos trabalhos desta Egrégia Casa Legislativa, uma MOÇÃO DE JÚBILO E APLAUSO ao histórico e importante município de LENÇÓIS, toda a comunidade e suas autoridades, pela passagem da data comemorativa dos seus 153 anos.

O histórico município de LENÇÓIS, fica distante por 419Km da capital do Estado.

Situa-se tão importante município, segundo dados do IBGE/2008, na Mesorregião Centro-sul Baiano e na Microrregião de Seabra.

A sua população é de 10 368 habitantes e com uma densidade habitacional de 8,35 ha./km².

A área do município é de 1 240 362 km².

O município de LENÇÓIS limita-se com os municípios de Andaraí, Palmeiras, Iraquara e Bonito.

Os seus INDICADORES apontam para um IDHM de 0,6232 médio PNUD/2010. O seu PIB de R$ 43.503,509 mil e o PIB per capita é de R$ 4.346,87, segundo dados do IBGE/2008.

Vamos começar as nossas homenagens a tão importante, bonito e visitado município de LENÇÓIS, nessa importante data comemorativa dos seus 153 anos, contando um pouco da sua bonita e rica história.

Afirmam os historiadores pesquisadores e contadores de histórias que, entre os anos de 1845 e 1871, no auge do ciclo das lavras, LENÇÓIS foi a maior produtora mundial de diamantes, e a terceira cidade mais importante da Bahia, tornando-se entreposto comercial de exportação de produtos minerais para a Europa e de importação de artigos de luxo. É nessa época de acelerado desenvolvimento que surgem os primeiros sobrados e as construções mais bem edificadas da cidade.

Quanto a sua formação administrativa, LENÇÓIS foi elevado à categoria de vila e distrito com a denominação atual em 1856 e instalado em 1858. Tornou-se cidade, pela lei provincial nº 946, de 20.05.1864.

A partir de meados do século XX, a cidade de Lençóis enfrentou uma grande crise econômica, pois, com a grande procura por diamantes, a pedra se esgotou na região. A partir daí a cidade se viu em um dilema: prosseguir na mineração ou aproveitar suas belezas naturais e arquitetônicas para a atividade turística, daí que, a partir de uma grande mobilização social, LENÇÓIS conseguiu em 1973 ser tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico Nacional) como Patrimônio Nacional. Esse foi o primeiro passo para o desenvolvimento do turismo na região da Chapada Diamantina.

Segundo informações colhidas da biblioteca virtual do IBGE e em citações de pesquisadores e estudiosos, o povoamento da região onde hoje é o município de LENÇÓIS teve início por volta de 1844, por fazendeiros que se estabeleceram às margens do rio São João, onde desenvolveram a criação de gado. Entretanto, o povoamento só se intensificou a partir de 1845, com a descoberta de diamantes nos leitos dos riachos, e a consequente chegada de garimpeiros procedentes de Minas Gerais e Santa Izabel do Paraguaçu.

O aumento da população provocou a falta de moradias. A fim de contornar tal vexatória situação, improvisou-se casas, tendo suas paredes cobertas com pano branco, dando uma aparência à distância de lençóis brancos estendidos. O povoado, então, passou a ser conhecido como LENÇÓIS.

Em 2010, pela quarta vez consecutiva, LENÇÓIS foi considerada um dos 10 melhores destinos turísticos do Brasil, segundo o GUIA 4 RODAS – um dos mais importantes guias de viagem do Brasil. Também foi eleita o melhor destino ecoturístico do Brasil pelo GUIA 14+ BRASIL TELECOM, do Portal Best na Internet.

Pelo exposto, é que venho nesta data de grandes comemorações, prestar uma justa e merecida homenagem ao município de LENÇÓIS, a toda sua população e as suas autoridades, através dessa justa e merecida MOÇÃO DE JÚBILO E APLAUSOS.

Que seja dado conhecimento desta moção ao Ex-Prefeito Luiz Senna, à Maçonaria, Clubes de Serviços, Sindicatos Patronais e de Trabalhadores, Presidentes de Partidos Políticos, Diretoras e Diretores de Escolas e Colégios, Associações Comunitárias e ao Sistema de Comunicação local para que divulguem para população desse importante município essa justa e merecida homenagem.

Sala das Sessões, 19 de maio de 2017
Deputado Sandro Régis

Conheça



Faça sua pergunta.