obats71dz6kjyecu50pl6vjte234udo10r7gyms8b6lw9u5gphe2smd1q0t3 MOC/20.425/2017-Moção de Júbilo e Aplausos ao município de Cícero Dantas pelas comemorações de sua fundação. | Deputado Sandro Regis

Facebook Twitter Youtube

Proposições

MOC/20.425/2017-Moção de Júbilo e Aplausos ao município de Cícero Dantas pelas comemorações de sua fundação.

MOÇÃO Nº 20.425/2017

MOÇÃO DE JÚBILO e APLAUSOS ao município de CÍCERO DANTAS (Bom Conselho), a toda sua população e autoridades nas comemorações dos 142 anos da sua Fundação nessa importante data 9 de junho.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA faz inserir na ata dos seus trabalhos MOÇÃO DE JÚBILOAPLAUSOS ao município de CÌCERO DANTAS a toda a sua população e autoridades nessa importante e festiva data de 9 de junho, comemorativa dos 142 anos de fundação desse estratégico município.

Município de CÍCERO DANTAS fica a 300 km da capital Salvador.

Situa-se, na Mesorregião do Nordeste Baiano e Microrregião de Ribeira do Pombal.

Os seus municípios limítrofes são: Ribeira do Pombal, Banzaê, Heliópolis Fátima, Sítio do Quinto, Euclides da Cunha e Antas.

A sua área é de 658,940 km².

A sua população é de 35 mil habitantes.

A densidade populacional é de 52,24 hab. /km².

O seu clima é subúmido e semi-árido.

Os INDICADORES desse importante município apontam para um IDH-M de 0,585 baixo PNUD/2010, um PIB de R$ 103 924,239 mil IBGE/2008 e um PIB per capita de R$ 3 270,73.

Nessa importante e significativa data é importante contar um pouco da história do que era Bom Conselho e o que é hoje Cícero Dantas. Dizem os compêndios, pesquisadores, estudiosos e curiosos que, que foi no século XXII que aventureiros e vaqueiros da Casa da Torre saíram do litoral para os sertões em busca do precioso ouro, encontrando nas cercanias dessa região, habitantes denominados “Kiriris”.

Esses povos viviam numa civilização nativa e falavam a língua tupi, sobrevivendo da caça e da coleta de frutos. Cabendo também aos missionários, desbravadores a catequese dessa população.

Já em 1812 começou o aglomerado urbano, com a ordem do Arcebispo da Bahia, frei Apolônio de Toddi, incumbido de prestar assistência aquele povo, e logo ao se encontrava no lugar, tornou-se mister encontrar-se com Dona Cacunéa, antiga moradora indígena e de imediato erigiu uma cruz no cemitério onde celebrou a primeira missa e, logo em seguida começou a construção de uma capela.

Em 21 de setembro de 1817 ali foi entronizado com o nome de Nossa Senhora do Bom Conselho dos Montes do Boqueirão com a categoria de vila. Por resolução provincial nº 1.518, de 9 de junho 1875 foi elevado da categoria de vila a Município de Bom Conselho e, através da lei Estadual nº 1.109, de 21 de agosto de 1915 Bom Conselho já aparecia com o nome de Cícero Dantas até os dias atuais, nome que dá homenagem ao Barão de Jeremoabo “Cícero Dantas Martins”.

Fatos que merecem destaque na história do município de CÍCERO DANTAS, Em 1893 chegou em Bom Conselho o senhor Antônio Mendes Maciel, vestido de frade da ordem de São Francisco, também mas tarde conhecido como Antônio Conselheiro. Na sua visita ajudou a transportar madeira para a construção da igreja da matriz e construiu a escadaria feita de mármore. Com esta visita ocorreu em Bom Conselho um pequeno motim com os jagunços do Conselheiro que quebraram as tábuas de impostos dando inicio a Guerra de Canudos. Com este acontecimento o nome Bom Conselho teve o privilégio de está no Livro de Euclides da Cunha “Os sertões”.

Depois da comida foram descansar na calçada da igreja, passaram alguns dias na cidade e no último dia Prestes pegou um mapa querendo saber qual estado era mas próximo e soube que era Sergipe temendo um combate ordenou de imediato às tropas que seguissem em direção ao Piauí. Entretanto, ao chegar lá, foram tomados de surpresa ocorrendo um grande combate.

Aconteceram três visitas de LAMPIÃO a Cícero Dantas. Primeira visita: Passando em Tucano, Lampião obrigou o padre daquela paróquia a dar o seu carro com o motorista, para conduzi-lo com seu grupo até Bom Conselho, chegando no dia 27 de dezembro de 1928 numa manhã ensolarada de segunda-feira. Traziam como refém um soldado de Ribeira do Pombal, já rouco de tanto gritar: Viva Lampião! Viva Capitão Virgulino! Entraram na cidade sem o povo esperar. O grupo era composto de oito homens fortemente armados sendo eles: Corisco, Moreno, Ponto Fino, Virgíneo, Mergulhão, Mariano e Arvoredo um dos mais perigosos do grupo. Se hospedaram na pensão de Tia Maricas. Lampião foi almoçar no solar do padre Vicente, ele também mandou fazer um terno para ele e lenços para o bando. Todos eles visitaram a igreja onde rezaram fervorosamente. As 17:00h saíram da pensão prometendo a volta, saindo da cidade entraram na fazenda de Aboboras onde houve um grande tiroteio onde Mergulhão morreu mas apesar de tudo a volante não sobreviveu um.

A Segunda visita, no dia 18 de fevereiro de 1929, Lampião chegou em Cícero Dantas, como a população já estava sabendo da chegada de Lampião se espalhou pelas matas. Com esta visita inesperada, a atual avenida ACM, antiga avenida Getúlio Vargas, ficou lotada de volantes e soldados. Um dia antes da saída da cidade o bando almoçou na casa de uma senhora que morava perto da ilha, no outro dia foram embora em direção a Antas. A terceira visita, em 1933, Lampião voltou pela terceira vez a Cícero Dantas, eles vinham de Massacará e chegando em Buracos atual Fortaleza de São João queimaram uma casa, cortaram a orelha do sr. Manoel Pato, maltrataram sua esposa e seu irmão e logo depois mataram dois desconhecidos em Guloso (fazenda).

Outro fato que merece destaque foi a eleição do primeiro Prefeito de Cícero Dantas ocorrida em 1936, tendo sido eleito por eleições diretas o Senhor Raimundo Nonato Andrade.

A economia desse importante município de CÍCERO DANTAS gira em torno Agricultura (produção expressiva de feijão e de milho). Produz, ainda, mel e leite de vaca. Conforme registros na JUCEB, possui 38 indústrias, o seu comércio registra 573 estabelecimentos comerciais, que atrai a população dos municípios vizinhos. A partir de 2009, o comércio passou a ter grande influencia na economia da cidade, que praticamente dobrou em 3 anos, contando hoje com uma vasta variedade de lojas de diversos segmentos atendendo visitantes de várias cidades da região. A pecuária de gado bovino se destaca na região e desponta como um dos principais pontos da sua economia, A criação de ovinos e caprinos. Possui CÍCERO DANTAS um razoável parque Hoteleiro.

Nessa data de tanto significado para todos os filhos e moradores desse aprazível e importante município, o deputado que esta subscreve, vem através da Assembleia Legislativa, parabenizar as suas autoridades e principalmente a sua briosa população pela passagem da data comemorativa dos 142 Anos de Fundação de CICERO DANTAS (Bom Conselho).

Requer que se dê ciência da presente Moção, ao Senhor Prefeito, Vice Prefeito, Presidente da Câmara de Vereadores e demais Edis, Presidentes de Partidos Políticos, Sindicatos patronais e de Trabalhadores, Associações Comunitárias, e ao Sistema de Comunicação local, para que posam levar ao conhecimento de toda população desse importante município da justa homenagem que lhe foi prestada nessa sua data histórica.
Sala das Sessões, 6 de junho de 2017
Deputado Sandro Régis

Conheça



Faça sua pergunta.