obats71dz6kjyecu50pl6vjte234udo10r7gyms8b6lw9u5gphe2smd1q0t3 MOC/20.452/2017-Moção de JÚBILO E APLAUSOS a toda comunidade e autoridades de APUAREMA pela passagem dos 28 anos da emancipação política e administrativa do município. | Deputado Sandro Regis

Facebook Twitter Youtube

Proposições

MOC/20.452/2017-Moção de JÚBILO E APLAUSOS a toda comunidade e autoridades de APUAREMA pela passagem dos 28 anos da emancipação política e administrativa do município.

MOÇÃO Nº 20.452/2017
Moção de JÚBILO E APLAUSOS a toda comunidade e autoridades de APUAREMA pela passagem dos 28 anos da emancipação política e administrativa do município.
O Deputado que esta subscreve, no uso de suas atribuições regimentais, faz consignar na ata dos trabalhos de hoje, MOÇÃO de Júbilo e Aplausos a toda comunidade e as autoridades de APUAREMA pela passagem comemorativa dos seus 28 anos de emancipação política e administrativa.

APUAREMA Fica distante da capital do Estado por 326 km.

Possui uma área de 152 km² com uma população estimada de 7 463 hab. (IBGE/2010), A densidade habitacional é de 49,53 hab./km².

O município limita-se com Wenceslau Guimarães, Jaguaquara, Jequié, Itamari e Ibirataia.

A sua altitude é de 278 m e o seu Clima é Úmido.

Os seus INDICADORES apontam para um IDH-M de 0,617 médio PNUD/2000, o seu PIB é de R$ 24 916,612 mil (IBGE/2008), e o seu PIB per capita é R$ 3 278,46 (IBGE/2008).

A economia do município é baseada na pecuária de corte e leite, no comércio que aos poucos vai se desenvolvendo e na produção agrícola de lavoura de subsistência, e voltada especialmente para o cacau, sendo este um importante segmento da economia de nosso Estado que mesmo atravessando uma grave crise advinda da introdução criminosa da vassoura de bruxa uma terrível praga é ainda a produção principal. O empreendedorismo rural e a agricultura familiar começam a despontar.

Cintam os estudiosos e pesquisadores que a história desse simpático município começou, com um Lote de terra que fora cedido ao Coronel José Novaes pelo governo e que foi subdividido, vendido a amigos e repassado a seus herdeiros. A sede do município teve como início a Fazenda Bonfim, que pouco se desenvolveu. Já do outro lado do rio, uma nova vida se desenvolvia mais rapidamente em Filanesia em um dos lotes que foi vendido ao sobrinho do Coronel Filadelfo.

APUAREMA pertenceu a Jequié e a Jaguaquara, e quase cem anos depois, com grande movimentação dos seus filhos e políticos e com a união de APUAREMA com FILANESIA e foi finalmente concretizado o sonho da sua emancipação, com o nome de APUAREMA.

Nessa data importante e comemorativa dos 28 anos de sua emancipação política e administrativa, saudamos e aplaudimos a toda população de APUAREMA e as suas autoridades por vê-la crescendo e se desenvolvendo, mesmo diante da grave crise que se abate sobre a região a que pertence e à sua principal agricultura.

Desse modo, após os trâmites regimentais, solicito que seja dado conhecimento da presente Moção ao senhor Prefeito, Vice Prefeito, a Ex-Prefeita Josilene Barreto Ribeiro, ao Ex-Prefeito Washington Fernandes Novaes de Oliveira, ao Presidente da Câmara de Vereadores e demais EDIS, Presidentes de Partidos Políticos, Sindicatos Patronais e de Trabalhadores, Associações Comunitárias, Diretores e Diretoras de Escolas e Colégios, solicitando a todos que sejam os portadores de nossa homenagem a toda população.
Sala das Sessões, 12 de junho de 2017
Deputado Sandro Régis

Conheça



Faça sua pergunta.