obats71dz6kjyecu50pl6vjte234udo10r7gyms8b6lw9u5gphe2smd1q0t3 MOC/20.474/2017-Moção de JÚBILO E APLAUSOS a toda comunidade e autoridades de LAGEDO DO TABOCAL dos 28 anos da emancipação política e administrativa do município. | Deputado Sandro Regis

Facebook Twitter Youtube

Proposições

MOC/20.474/2017-Moção de JÚBILO E APLAUSOS a toda comunidade e autoridades de LAGEDO DO TABOCAL dos 28 anos da emancipação política e administrativa do município.

MOÇÃO Nº 20.474/2017

Moção de JÚBILO E APLAUSOS a toda comunidade e autoridades de LAGEDO DO TABOCAL dos 28 anos da emancipação política e administrativa do município.
Deputado que esta subscreve, no uso de suas atribuições regimentais, faz consignar na ata dos trabalhos de hoje, MOÇÃO de Júbilo e Aplausos a toda comunidade e as autoridades de LAGEDO DO TABOCAL pela passagem comemorativa dos seus 28 anos de emancipação política e administrativa.

LAGRDO DO TABOCAL fica distante de Salvador a capital do Estado capital do Estado por 365 km.

Possui uma área de 423,785 km².

A sua população é de 8 305 hab. IBGE/2010.

A sua densidade habitacional é de 19,6 hab./km com uma população estimada de 7 463 hab. (IBGE/2010), A densidade habitacional é de 49,53 hab./km².

O da LAGEDO DO TABOCALO limita-se com Wenceslau Guimarães, Jaguaquara, Jequié, Itamari e Ibirataia.

A sua altitude é de 278m.

O seu Clima é úmido.

Os seus INDICADORES apontam para um IDH-M de 0,584 baixo PNUD/2000, o seu PIB é de R$ 39 990,o66 mil (IBGE/2008), e o seu PIB per capita é R$ 4 481,68 (IBGE/2008).

Conta-se através de pesquisadores e estudiosos que, comunidade surgiu por volta de 1900, devido a concentração de famílias atraídas pela fertilidade do solo e disponibilidade de terras. Inicialmente denominado de Lagedo de José Anacleto, depois de Manoel Grande e posteriormente LAGEDO DO TABOCAL. A denominação de desse nome se deve a existência da grande quantidade de Tabocas (bambu) nas proximidades de um lajedo.

Durante a fase inicial de exploração agrícola, houve conflitos de terras, solucionados em 1922 através do programa de distribuição de terras. A boa adaptabilidade do solo na plantação de café, fumo, mandioca e feijão; contribuiu consideravelmente para a fixação das famílias na região.

Como área de influência, tem os povoados do Peixe, Morro das Rosas e concentração de mini e pequenos produtores na Fazenda Nova, Santana, Angico, Caboclo, São Pedro e Figueiredo. A comunidade vive em função da lavoura cafeeira no que tange a tratos culturais, colheitas e etc.

Na área de influência apresenta diversificação na exploração agropecuária que vem crescendo e se desenvolvendo.

O acesso a tão simpático e acolhedor município é através da BR 116 por estrada de pavimentação asfáltica, importante no escoamento da produção e no fluxo de pessoas, ainda apresenta deficiência na infra- estrutura econômica e social.
A comunidade, apesar de ser unida, não participava de atividade comunitária conjunta, só após o movimento em prol da emancipação política vem despertando interesse. Certificando-se de que a unidade poderá gerar-lhe melhores condições, Adalício Almeida da Silva, Reivaldo Moreira Fagundes e comunidade ingressaram na luta pela emancipação em 1985, quando surgiu a comissão pré-emancipação política de LAGEDO DO TABOCAL, formando plebiscito pela emancipação em 13 de junho de 1989. O governador em exercício sancionou a Lei nº 5504, que transformou LAGEDO DO TABOCAL em município, constituído apenas pelo distrito sede de mesmo nome.

LAGEDO NDO TABOCAL teve nomes que ficaram na “Historia”. Pessoas com altas qualidades e distintas personalidades ficaram conhecidas, Álvaro Fagundes o principal incentivador e fundador do Município, Reivaldo Fagundes, Adalicio Almeida, O vereador Nô, Maria Augusta, “Didi Brandão”, Iara Rocha, Marilene Almeida, e Mariângela Borges (primeira prefeita do município) Dentre outras peças Fundamentais para a construção do município.. Todos com um mesmo objetivo, transformar lajedo em cidade de primeiro mundo, trazendo melhorias e melhor expectativa de vida.

Nessa data importante e comemorativa dos 28 anos de sua emancipação política e administrativa, saudamos e aplaudimos a toda população de LAGEDO DO TABOCAL e as suas autoridades por vê-la crescendo e se desenvolvendo.

Desse modo, após os trâmites regimentais, solicito que seja dado conhecimento da presente Moção à Prefeita, Vice Prefeito ao Presidente da Câmara de Vereadores e demais EDIS, Presidentes de Partidos Políticos, Sindicatos Patronais e de Trabalhadores, Associações Comunitárias, Diretores e Diretoras de Escolas e Colégios, solicitando a todos que sejam os portadores de nossa homenagem a toda população.

Sala das Sessões, 14 de junho de 2017
Deputado Sandro Régis

Conheça



Faça sua pergunta.