obats71dz6kjyecu50pl6vjte234udo10r7gyms8b6lw9u5gphe2smd1q0t3 MOC/20.475/2017-Moção de e Júbilo e Aplausos em homenagem ao município de SAUBARA, toda a sua população e autoridades pela comemoração dos seus 28 anos de emancipação política e administrativa. | Deputado Sandro Regis

Facebook Twitter Youtube

Proposições

MOC/20.475/2017-Moção de e Júbilo e Aplausos em homenagem ao município de SAUBARA, toda a sua população e autoridades pela comemoração dos seus 28 anos de emancipação política e administrativa.

MOÇÃO Nº 20.475/2017
De Júbilo e Aplausos em homenagem ao município de SAUBARA, toda a sua população e autoridades pela comemoração dos seus 28 anos de emancipação política e administrativa.
Requeremos à mesa, ouvido o plenário e cumpridas as formalidades regimentais, seja inserido na ata dos nossos trabalhos, votos de Júbilo e Aplausos a toda sua população e autoridades de SAUBARA pelos seus 28 anos de emancipação política e administrativa.

O Município de SAUBARA até 1990 era distrito de Santo Amaro da Purificação e denominado à época de freguesia de São Domingos de SAUBARA.

O município de SAUBARA fica localizado a 90 km de Salvador por via rodoviária a menos de 20 km por via náutica, e situado na Baía de Todos os Santos e próximo a foz do Rio Paraguaçu.

Sua região apresenta uma paisagem diversa e muito interessante, composta de praias, falésias, áreas de manguezais e de mata Atlântica com rios e cascatas.
A sua população é de 12. 078 hab.(IBGE/2010).

A sua área de 163, 495 km² .

O município de SAUBARA limita-se com os municípios de Salvador, Madre de Deus, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Cachoeira, Maragojipe e Salinas da Margarida.

Os seus Indicadores apontam para um IDH-M de 0,617 médio PNUD/2010, o seu PIB é de R$ 50 983,415 mil e o seu PIB per capita de R$ 4 430,64 – segundo o IBGE/2010.

O nome Saubara segundo historiadores é escrito na língua tupi e significa “comedor de formigas”, costume alimentício no Brasil de outrora.

Localizada a 94 km de Salvador, no interior da Baía de Todos os Santos, e próxima à foz do Rio Paraguaçu, segundo o livro Roteiros Ecoturísticos da Bahia (2000), sua região apresenta uma paisagem diversa, composta por praias, falésias, áreas de manguezais e de Mata Atlântica com rios e cascatas.

Com o tipo climático úmido, a freguesia de São Domingos de Saubara foi uma das primeiras aglomerações urbanas que deram origem ao município de Santo Amaro. Seu desmembramento ocorreu em 13 de junho de 1989, quando foi emancipada, agregando vilarejos e praias da região. São eles: Cabuçu, Bom Jesus dos Pobres e o povoado de Araripe.

O município teve sua constituição como povoado a partir da construção de uma igreja dedicada a São Domingos de Gusmão da Saubara, construída pelos moradores da Ponta de Saubara – região a beira-mar fundada pelo fidalgo português Braz Fragoso em 1685 – para que os protegessem em alto-mar. A igreja é constituída de pedras e óleo de baleia, trazidos por jesuítas espanhóis da Ilha de Itaparica, junto com a imagem do santo. Ela serviu de quartel-general nas lutas pela Independência da Bahia, onde do seu alto podia-se avistar os portugueses vindos do mar para o ataque.

Devido à presença de distritos praieiros – Bom Jesus dos Pobres e Cabuçu, além de outras prais bonitas e frequentadas–, o município movimenta sua economia na época do verão e abriga um grande número de pessoas vindas de Feira de Santana, Salvador e região do Recôncavo Sul da Bahia.

Possui SAUBARA Pequenos povoados de estrutura simples, mas também com mansões localizadas na área costeira, que pertencem a artistas, empresários e políticos da região.

A praia de Bom Jesus dos Pobres fica próxima à foz do Rio Paraguaçu e ganha destaque pela localização a beira mar da igreja do Senhor Bom Jesus dos Pobres. Ela é datada do século XVII e fundada pelo clérigo Francisco de Araújo.

Cabuçu tem águas apropriadas para a prática de esportes náuticos, como windsurf, esqui e vela. Localizada entre o mar e desembocadura de rios, em determinados meses do ano a praia torna-se um “berçário marinho”, produzindo desde aratu (crustáceo) a sururu (marisco). É conhecida popularmente como Praia do Oi, por ser a mais frequentada do município – geralmente por pessoas das cidades vizinhas que se conhecem. Seu nome na língua tupi significa marimbondo.

As rendeiras fazem parte do acervo cultural de Saubara, famosas pela construção das rendas de birro, as mulheres – que muitas vezes são as mesmas que mariscam – produzem bolsas, tapetes e utensílios caseiros artesanalmente, utilizados com palha ou a própria renda.

A Sociedade Filarmônica São Domingos – primeira entidade do município, formada em 1916 – e as Caretas de Saubara são também um forte registro da cultura local. As caretas são originárias das lutas pela Independência da Bahia, quando as pessoas usavam o disfarce de careta para levar alimentos aos combatentes e não serem pegos pela tropa portuguesa. Com o final da guerra, o costume virou brincadeira e é tradição até os dias de hoje.A culinária típica de Saubara e região é a produção de mariscos, peixes e crustáceos, que são vendidos de porta em porta ou nas feiras livres de cidades vizinhas, como em Santo Amaro, Feira de Santana e Salvador. A região também concentra “criadouro de camarões”, reduto de produção do marisco em cativeiro.

Para se chegar a SAUBARA a partir de Salvador vai pela BR – 324, são 59 km até o entrocamento da BR – 420. Em direção a Santo Amaro, segue-se 5 km até entrocamento com a BA – 878. Seguindo mais 20 km e passando pelo distrito de Acupe, chega-se ao município de Saubara. A sede é distante de Cabuçu 6 km e 9 km de Bom Jesus dos Pobres.

Desse modo, após os trâmites regimentais, solicito que seja dado conhecimento da presente MOÇÃO ao Prefeito, ao Vice Prefeito, Presidente da Câmara Municipal, ao Vereador Paulino e demais Edis, às Entidades Religiosas, Associações de Classes e Comunitárias, Sindicatos Patronais e de Trabalhadores, aos Presidentes dos Partidos Políticos, Diretoras e Diretores de Escolas e Colégios no município, Sistema de Comunicação local, para que os mesmos levem ao conhecimento da população de SAUBARA tão merecida e justa Homenagem, nesta data importante e comemorativa dos seus 28 anos de emancipação política e administrativa.

Sala das Sessões, 12 de junho de 2017
Deputado Sandro Régis

Conheça



Faça sua pergunta.