obats71dz6kjyecu50pl6vjte234udo10r7gyms8b6lw9u5gphe2smd1q0t3 MOC/20.476/2017-Moção de Júbilo e Aplausos a toda comunidade e às autoridades municipais de ITARANTIM pela passagem da importante data comemorativa de emancipação política e administrativa do município. | Deputado Sandro Regis

Facebook Twitter Youtube

Proposições

MOC/20.476/2017-Moção de Júbilo e Aplausos a toda comunidade e às autoridades municipais de ITARANTIM pela passagem da importante data comemorativa de emancipação política e administrativa do município.

MOÇÃO Nº 20.476/2017
Moção de Júbilo e Aplausos a toda comunidade e às autoridades municipais de ITARANTIM pela passagem da importante data comemorativa de emancipação política e administrativa do município.

O Deputado que esta subscreve, no uso de suas atribuições regimentais, faz consignar na ata dos trabalhos de hoje, MOÇÃO de Júbilo e Aplausos a toda comunidade e as autoridades de ITARANTIM pela passagem da importante data comemorativa de sua emancipação política e administrativa do município.

O município de ITARANTIM fica distante da capital do Estado Salvador, por 654 km. Localiza-se o município no Mesorregião Centro Sul Baiano e na Microrregião de Itapetinga.

Possui uma área de 655,581 km².

O município limita-se com os municípios de Macarani, Potiraguá, Maiquinique, Itapetinga, Itapebi, Jordania e Salto da Divisa no Estado de Minas Gerais.

A sua população segundo dados do IBGE/2010 é 20 238 hab. IBGE/2010.(IBGE/2010).

O seu Clima é tropical – Sub úmido e seco.

Os seus INDICADORES apontam para um IDH-M de 0,61 baixo PNUD/2010.

O seu PIB é de R$ 68 885,788 mil (IBGE/2008) e o seu PIB per capita R$ 3 773, 74 IBGE/2008.

O município de ITARANTIM fica localizado no centro-sul centro-sul baiano tem uma história marcada por fatos que por si só já demonstram a vocação na persistência e luta de sua gente, ´E um município relativamente novo, pois tem apenas 71 anos de emancipado mas que encontra dificuldades de registro da sua bonita história, ficando ainda na memória de muitos que participaram dos seus primórdios.

Segundo informações e relatos, em 15 de junho de 1946 aconteceu uma pequena feira livre na propriedade do senhor Antônio Guedes Alcoforado que resultou em uma pequena Vila denominada de Vila Nova Esperança, embora a ideia inicial seria fundar um comércio na propriedade do senhor Athanásio Silva neto que na época era prefeito nomeado de Macarani, município do qual fazia parte do território que se transformaria mais tarde no município de ITARANTIM. A ideia foi rechaçada pelo senhor Athanásio prefeito nomeado de Macarani, porém, o mesmo autorizou a fundação de outros comércios em qualquer outra propriedade da Região, autorizando ainda o Senhor Athanásio que se providenciasse ainda um abaixo-assinado com pelo menos duzentas assinaturas e que tal abaixo-assinado fosse encaminhado a ele. Desta forma o prefeito conseguiu uma autorização da Câmara de Vereadores e sancionou a Lei autorizando o Arraial, marcando assim a realização da primeira feira ocorrida, como narrado anteriormente, em 15 de Junho de 1946 e sendo em propriedade do Sr. Antônio Guedes.

Para a realização da primeira feira os organizadores espalharam boletins pela região dizendo que comprariam toda mercadoria que sobrasse da feira. Além do comparecimento do senhor Prefeito e todo o seu séquito que deu mais motivos e incentivos, os organizadores da feira conseguiram vender quase tudo e o que sobrou os mesmos e comprometeram de voltar na semana seguinte para o prosseguimento do comércio.

Esse foi sem sombra de dúvidas um grande impulso para que a Feira do Arraial de Nova Esperança se firmasse e desse origem a ITARANTIM que deve também a outros grandes homens que acreditaram na possibilidade e deram tudo de si para que o pequeno Arraial tivesse o crescimento e a pujança.devida e necessária para mais tarde se tornar cidade. Homens como Pedro Marreca. João Emídio de Oliveira, Antônio de Carvalho, Edvardo Brito Landi, Nena Mota, Tibério Leite entre tantos outros responsáveis e defensores no levante das primeiras pedras fundamentais do desenvolvimento da região e consequente criação do município de ITARANTIM.

Através desta MOÇÃO, contando um pouco da importante história do município de ITARANTIM, saudamos o Senhor Prefeito Paulo Silva Vieira, Vice Prefeito Jadiel Santos Matos, Presidente da Câmara de Vereadores, e demais Edis, autoridades outras civis, militares e eclesiásticas, aos Sindicatos Patronais e de Trabalhadores, às Associações Comunitárias, Maçonaria, aos Diretores e Diretores de Escolas municipais e estaduais, ao sistema de comunicação local para que levem ao conhecimento de toda a população, essa justa homenagem que se presta na Assembleia Legislativa nesse dia 15 de junho a data Magna do município de ITARANTIM.

Sala das Sessões, 12 de junho de 2017
Deputado Sandro Régis

Conheça



Faça sua pergunta.