obats71dz6kjyecu50pl6vjte234udo10r7gyms8b6lw9u5gphe2smd1q0t3 MOC/20.512/2017 -Moção de Júbilo e Aplausos em homenagem a POÇÕES, a toda sua comunidade e suas autoridades na passagem da importante data comemorativa e festiva dos 137 anos desse estratégico município. | Deputado Sandro Regis

Facebook Twitter Youtube

Proposições

MOC/20.512/2017 -Moção de Júbilo e Aplausos em homenagem a POÇÕES, a toda sua comunidade e suas autoridades na passagem da importante data comemorativa e festiva dos 137 anos desse estratégico município.

MOÇÃO Nº 20.512/2017

Moção de JÚBILO e APLAUSOS em homenagem a POÇÕES, a toda sua comunidade e suas autoridades na passagem da importante data comemorativa e festiva dos 137 anos desse estratégico município.
O Deputado que esta subscreve vem, na forma regimental, inserir na Ata dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia MOÇÃO DE JÚBILO E APLAUSOS pela passagem do 137º aniversário de emancipação política e administrativa do importante município de POÇÕES.

POÇÕES situa-se especificamente no Mesorregião Centro Sul Baiano e Microrregião de Vitória da Conquista, segundo dados obtidos do IBGE/2008.

Ficando o município distante por 444 km de Salvador, a primeira capital do Brasil.

O Município de POÇÔES localiza -se na região do Planalto da Conquista, criado pela Lei Provincial nº 1.986 de 26 de junho de 1880, com território desmembrado de Vitória da Conquista, ficando distante por 444 km de Salvador, a primeira capital do Brasil.

A sua área territorial é de 826,501km².

A população do município é de 45 mil habitantes segundo censo de 2010 (IBGE).

Os seus municípios limítrofes são, Planalto, Nova Canaã, Iguai, Manoel Vitorino. Bom Jesus da Serra. Boa Nova e Ibicuí.

POÇÕES fica a uma altitude de 760m.

Os seus INDICADORES apontam para um IDH-M de 0,604 médio PNUD/2010, um PIB de R$ 183 323, 161mil – IBGE/2008 e um PIB per capita de R$ 3 965,97- IBGE/2008.

O dia 26 de junho é a importante data comemorativa do aniversário de fundação. do município de POÇÕES, que nesse dia 26 de junho do ano de 2017 completa 137 anos, oportunidade em que, parabenizamos e cumprimentamos todos os seus moradores, filhos e admiradores através dessa justa MOÇÃO DE JÚBILO E APLAUSOS.

Os dados obtidos através de curiosos, estudiosos e pesquisadores dizem que o Município de POÇÕES foi criado há 136 anos, desmembrado de Vitória da Conquista, por força de Resolução Provincial, de 26.06.1880, com a denominação de Vila de Poções. Em 1903, a sede municipal foi transferida para a povoação de Boa Nova, alterando o nome do município para Boa Nova. Lei Estadual de 20.05.1918 retornava a sede e retomava a denominação anterior. Em 1912, tornava a ser sediado em Boa Nova, recuperando o município idêntico topônimo. Finalmente, Lei Estadual, de 21.07.1922 desmembrava o território de POÇÕES de Boa Nova, restaurando o município, com a denominação de POÇÕES. A sede, formada freguesia com a invocação do Divino Espírito Santo, em 1878, foi elevada à categoria de cidade por decreto-lei Estadual, de 30.03.1938. Nesse espaço de tempo a cidade foi se modificando, crescendo, agregando um maior número de habitantes. O nome POÇÕES, teve origem, segundo relatos antigos pela existência de grande quantidade de POÇOS na parte baixa da cidade. O atual município teve vários nomes a saber, Distrito de Vila de Poções, Poções, Djalma Dutra em 1943, e finalmente POÇÕES após os movimentos feitos pelos poçoenses em 1947.

O histórico desse importante município relata que, ele teve como primeiros intendentes, o Cel. Raymundo Meira Magalhães, Cel. Afonso P. De Magalhães, Major José Pereira França, Major Arquimínio Fagundes de Souza e Major Antônio José Macedo.

Valer ressaltar que a bem da verdade e por justiça que, ao se referir ao município, não se pode esquecer das várias famílias italianas que vieram para o Brasil, principalmente de TRECHINA- POTENZA, chegaram a POÇÕES se solidificaram, constituíram novas famílias com brasileiros e ajudaram a desenvolvê-la, deixando marcas profundas na sua história, tais como, os Marnos, Camilo, Corinto, Valentim, Benedictis, Labanca, Liguori, Libonati, Sangiovani, Acierno, Pecce, Vitta, Loggeto, Grizzi, Limonge, Leto, Emídio, d´Antônio, Scaldaferri, Schettini, etc.

Ressalte-se também que entre as famílias mais tradicionais, encontramos as descendentes diretos e indiretos dos fundadores de Poções nas famílias Gonçalves da Costa, Gonçalves Campos, Ferreira Campos, Rocha Pinto, Rocha, Dias, Miranda, Coelho, Sampaio, Lago, Pereira, Magalhães, Tavares, Macedo, Fagundes, Marques, Moreira, Rolim, Amaral, Pithon, Monteiro, Costa, Luz, Guimarães, Curvelo, Pereira Alves, Silva, Porto Alves, Porto Duarte, Meira, Muniz, Farias, Matos, Freire, Chequer, Lopes, Andrade, Soares, Cardoso, Carvalho, Chaves, Cordeiro, Trindade, Almeida, Pinheiro, Ferraz, Lemos, Amorim, Azevedo, Borges, Borba, Barbosa, Barreto, Freitas, Martins, Mascarenhas, Maio, Morais, Novais, Nascimento Barros, Bastos, Gusmão, Gomes, Cunha, Souza, Santos, Lima, Ribeiro, Sales, Sena, Neves, Nunes, Queiroz, Reis, Rodrigues, Sá, Teixeira, Vaz e Vieira.

POÇÕES tem uma topografia acidentada, recortada por várias serras, dentre as quais: Ouricana, Espeto, Umbuzeiros, Bom Jesus, do David e Dobarusa. Os rios do Vigário, das Mulheres, São José e Ouricana. Possui ainda Cachoeiras: destacando-se Bandeira e Sete Voltas.

O seu clima é Salubérrimo: frio e seco no inverno e temperado no verão. Registra-se chuvas abundantes de outubro a dezembro, conhecidas como “chuvas das águas”.

Na sua economia, além da agricultura (cultura do café, milho feijão mamona, tomate, hortaliças) e pecuária, a exploração mineral também vêm se destacando como atividade econômica para o município como o ferro e principalmente a extração do amianto, além de um comércio que se desenvolve e cresce.

A Barragem de Morrinhos que nasce no Rio das Mulheres construída pelo DNOCS no ano de 1950, é responsável pelo abastecimento de água do município.

Requeremos que se dê ciência da presente MOÇÃO de homenagem ao Município de POÇÕES pela passagem do 137º aniversário de sua emancipação ao Senhor Prefeito, Léo, ao Vice Prefeito, ao Ex. Prefeito Luciano Araújo Mascarenhas, aos Vereadores Eliezer de Sousa Azevedo, Zilduardo de Almeida Silva, OAB, Maçonaria, Associação Comercial Sindicato Rural Patronal e Sindicatos de Trabalhadores, Associações Comunitárias, Diretoras e Diretores de Escolas e Colégios, e emissoras de Rádios, para que possam levar ao conhecimento de toda população essa justa e merecida homenagem.

Sala das Sessões, 27 de junho de 2017
Deputado Sandro Régis

Conheça



Faça sua pergunta.